09 janeiro 2007

Na casa o oleiro I



2007 começou para mim de uma maneira totalmente diferente. Deus está cobrando de mim um novo tempo e algo diferente já está acontecendo, tanto por dentro quanto por fora!
Atualmente tenho aprendido muito sobre amadurecimento e sobre os empecilhos que colocamos para que este ocorra. Nós sabemos que na própria natureza os seres vivos nascem, crescem, envelhecem e morrem. As plantam por sua vez são plantadas, regadas, crescem, AMADURECEM (a partir deste processo estão aptas para dar frutos), envelhecem e morrem. Conosco as coisas não são diferentes! Deus deseja usar seus filhos para que estes dêem frutos, porém sabemos que até mesmo uma simples planta nunca dará frutos, se esta não passar pelo processo de amadurecimento.
Isso me faz lembrar o início da trajetória de um grande profeta chamado Jeremias.
Jeremias capítulo 1 vs 4 a 10 nos diz:

“...A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que eu te formasse no ventre materno eu te conheci, e, antes que saísse da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
Então, lhe disse eu: Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem Eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
“Depois, estendeu o Senhor à mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.”

Jeremias possuía um chamado desde o ventre de sua mãe. Deus o tinha separado para uma obra: Ser Sua boca para aquela geração. O Senhor conhecia a Jeremias assim como conhece a mim e a você; sabia de suas qualidades e debilidades, porém em um determinado momento o chamado do profeta veio à tona. Jeremias já havia nascido, crescido, porém para atender a este chamado precisava abandonar a mentalidade de criança e AMADURECER.
Deus então, surpreende o profeta e em outras palavras diz: Filho, antes de você nascer eu já havia escrito seu futuro, você está consagrado a mim! Eu tenho um chamado para você! Aos meus olhos você já está preparado para esta obra!
É fundamental observarmos a resposta de Jeremias para Deus. Ele diz:
- Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
Ao meditar sobre este assunto observei duas questões totalmente opostas, primeiramente à imagem de Deus tinha de Jeremias, e outra, a auto-imagem do jovem e futuro profeta. Este afirmou que não possuía capacidade para o chamado, pois não passava de uma CRIANÇA, ou seja, Jeremias estava amadurecido aos olhos de Deus (a frente de uma etapa de desenvolvimento humano), porém afirmou que estava uma etapa atrás. (infância)
A auto-imagem se torna um fator altamente importante. Ela determinará o tipo de resposta que daremos a Deus quando formos chamados! A maneira que você se vê será imediatamente expressa quando você estiver diante de um desafio dado por Deus! Se o profeta não tivesse aceitado o chamado e pisado em cima de sua auto-imagem infantil toda uma nação poderia estar comprometida. Quem então seria usado por Deus? Quem falaria ao povo? Quem apontaria os erros? Quem daria a direção?
Não importava a mentalidade infantil de Jeremias. E sim a maneira que Deus o via.
O Senhor responde a Jeremias:
- Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem Eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Deus estava dizendo em outras palavras: Amadureça, meu filho! Exclua este tipo de mentalidade! Não diga a mim que você não passa de uma criança, pois quem te chamou fui Eu! Não é você que vai falar ao povo, mas serei EU EM VOCÊ!
Como nós somos infantis! Muitas vezes acho que acreditamos que Deus deseja construir para si um grande berçário onde nos comportamos como crianças em vista de fugirmos de nossas responsabilidades quanto adultos! Mas tenho entendido que Deus deseja que desçamos à casa do oleiro e clamemos por amadurecimento, pois se desejamos alcançar novos lugares o amadurecimento será a chave fundamental. Afinal, tenho certeza que tarefas difíceis e que exigem responsabilidade, você não daria nas mãos de uma criança de 6 anos, pois por conseqüência da própria imaturidade ela não saberia o que fazer diante de tal tarefa. É exatamente assim que Deus age! Ele não confiará grandes desafios com pessoas que não estão preparadas! Realmente existem grandes coisas que ele deseja realizar nas nossas vidas, porém sem amadurecimento e esforço nunca chegaremos a novos lugares!
É tempo de crescer...manter um posicionamento...vomitar esta mentalidade...se esvaziar de si e se permitir ser enchido pelo novo depósito que vem do alto!
Hoje minha postagem ficará por aqui, mas ainda tenho muito mais para escrever...

Deus te abençoe...

Gabriel

4 comentários:

Anônimo disse...

"...se esvaziar de si e permitir ser enchido pelo novo depósito que vem do alto!"

Isso é uma realidade em que devemos viver! Nos esvaziar e permitir ser enchido por algo que vem do alto.

O texto é excelente e de uma mensagem preciosa! Vivo esta mesma realidade e a cada dia procuro me esvaziar cada vez mais para que algo novo transborde!

Que Deus te abençoe grandemente!

Abraço!

Anônimo disse...

Rapaz, vc sabe mesmo como fazer um blog, todos tinham que ser igual o teu... completo, falando do que vc é realmente, e não ficar inventando... aplausos para Deus primeiro que te levantou quando estava caído, e palmas para você que se deixou ser levantado... abraços amigão... fica com Deus...

Anônimo disse...

Eu concordo com vc em número e grau vivemos em época onde achamos que precisamos estar "preparados" para fazer a obra...nada disso, quem nos torna capazes é o Senhor, Ele é que enche nossa boca para que sejamos canal de benção,mais é claro que tudo isso não vem de graça,como disse nosso Pr. : "Em tudo devemos pagar um preço"...E hoje as vezes muito de nós não estão preprados e nem querem pagar este "preço",mas para aqueles que O buscam em espírito e verdade estes verão a glória de Deus resplandecer nas nossas vidas!!!Que o senhor continue usando a sua vida para que seja um canal de fluir do Senhor para aqueles que não sabem onde está a vida e a respostas para todas as questões!!!
Deus te abençoe
Bjs
Ana

Anônimo disse...

Glória a Deus!
Este é sem dúvida o melhor lugar para se estar, "Casa do Oleiro"!
Abrir mão e amadurecer, é se deixar podar, passar dias de saca, esperar tempos de chuva e sol, que muitas vezes vem em hora e dias não esperados.
Jeremias ouviu o que ouviu, porque resolveu se expor. Ele não tinha noção de quem era, como você pode perceber mas, pegando carona no que o nosso pastor Marcos disse: ... a vida dele estava consagrada ao Senhor, desde o ventre. (existia uma aliança).
“Não passo de uma criança...” não resume somente uma idade, mas também uma mentalidade. A todo tempo precisamos amadurecer, crescer, enfrentar, avançar, et. Isto só fazemos se formos maduros, pq quando agimos na nossa própria força, os frutos são tétricos, pequenos e que não abençoam, nem um pouco.
Olha, sendo adubado na Casa do Oleiro, imagina a qualidade dos frutos que virão!
Deus te abençoe!

 

Gabriel Leitte Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template