06 fevereiro 2007

Na casa do Oleiro 2


“ Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.
Então, veio a mim a palavra do Senhor. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – Diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”


Eu me lembro de um episodio que aconteceu quando eu era criança. Certo dia a minha turma de primário saiu para um passeio ao Jardim Botânico, entre muitas atividades como estudos e teatro organizados pelo parque, fomos chamados para fazer uma escultura de barro. Lembro-me de começar a tentar moldar uma tartaruga, mas comecei a observar que eu tinha que fazer um esforço grande para modular a massa e então me disseram:
- Coloque mais água. Fica mais fácil para você fazer seu trabalhinho!
Adicionei água e quando estava tentando moldar aquele pedaço de massa comecei a me irritar, pois ele nunca ficava exatamente como eu queria. Eu estava obstinado a não desistir e empenhado para que o meu pequeno projeto, o produto final se tornasse como eu havia planejado sem nenhuma deformidade. Lembro-me que controlava com muita delicadeza a força exercida pelos meus dedos sobre o barro para que este não deformasse de maneira indesejada.
Com base nesta experiência de muitos anos atrás, tenho entendido a maneira de Deus agir conosco. O texto de Jeremias diz que o oleiro estava entregue à sua obra. Estar entregue significa segundo o dicionário Aurélio, estar empenhado, aplicado e dedicado, assim como eu estava ao meu “trabalhinho”. Tudo o que Deus deseja é se relacionar com o seu humano de uma tal maneira que o projeto divino seja de todo enxertado neste, porém, nós, homens, possuímos uma vida. A vida é na realidade o primeiro bem que nós recebemos quando nascemos, antes de adquirirmos roupas, títulos, sucesso, dinheiro, família, diplomas o os bens deste mundo. A vida é o que temos de mais precioso, pois sem ela alcançaremos a morte, ou seja, nada seremos. O controle desta vida é o maior problema para o agir de Deus nas nossas vidas. Acho que o apóstolo Paulo entendia muito bem este fato, pois a seguinte afirmação expressa muito bem isto:

“Já estou crucificado com Cristo; e VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM; e a vida que agora VIVO na carne, VIVO-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20

Eu vejo muitos homens e mulheres de Deus sendo usados de maneira excelente, dinâmica e com muito poder, já por outro lado vejo inúmeras pessoas admirando e dizendo: - Eu vou ser como este homem! Eu quero este poder! Olha como ele fala! Que ousadia, fé, determinação, sabedoria...
A um tempo atrás era bastante desconfortável ouvir estes comentários e expor o que pensava, mas eu tenho certeza absoluta que alcançar novos lugares, significa ser moldado pelo oleiro a cada dia, vomitar mentalidades, gritar por libertações e tratamentos no ego. A mesma coisa acontece quando recebemos uma palavra de Deus, através de um homem de Deus que aponta uma direção ou algo que Deus deseja fazer com relação ao nosso futuro. Se simplesmente guardarmos para nós e escondermos o que recebemos, ou seja, se não nos esforçarmos para que este multiplique, simplesmente nada acontecerá. Nos tornaremos futuramente pessoas frustradas e na nossa lembrança restará apenas à imagem de lágrimas derramadas e um momento de emoção! Mas será que não esta acontecendo porque Deus se enganou quando nos deu a palavra ou porque o barro não se colocou sob as mãos do oleiro e disse: - É este o projeto? Pois então me prepare para cumprir! Faça o que quiser!
Esta palavra me toca profundamente, pois sei que não é fácil abrir a vida para mudanças, às vezes à gente se expõe, mas controlamos esta exposição. - Isto pode mudar, mas aquilo não pode!
A obra quer dizer ao artista como as coisas devem ser feitas, como deve ser o resultado – que pequenez! Às vezes tento imaginar como Deus se sente ao ver a criatura em contenda com o criador, tentando tomar seu lugar.
Outro fato importante que o texto ressalta é que o vaso foi quebrado NAS MÃOS DO OLEIRO, ou seja, na presença de Deus, mas isto será postado futuramente...

Deus te abençoe...

Gabriel

2 comentários:

Anônimo disse...

Paz!varão
nossa! Deus te abençoe! esta mesangem falou muito em meu coração (vc não tem ideia) Que Deus te abençoe anda + e +
e agradeço a Deus por ter usado sua vida para poder falar comigo
bejos Priscila

Anônimo disse...

Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?

 

Gabriel Leitte Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template