30 março 2007

Apenas Luz!



Estou de malas prontas e ansioso para o retiro de jovens Livre Acesso...O tema deste ano é Brilhar a Luz...atualmente estou trabalhando muito para a peça que o grupo de teatro irá ministrar neste evento. Estou um pouco ansioso e sei que Deus está no controle de tudo, por isso decidi escrever sobre o que tenho entendido a respeito de Brilhar a Luz!

Mateus 15:14-16
“ Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e ilumina a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.”


Candeia: Pequeno aparelho de iluminação, que se suspende por um prego. Lamparina. Vela de cera.
Velador: Suporte vertical de madeira, que assenta em uma base ou pé e termina, no alto, por um disco onde se põe um candeeiro ou uma vela.
Luz: Claridade emitida por corpos que não a possuem, luminosidade. A claridade resultante do funcionamento de objetos que a possuem.

Certa vez lendo um livro de autoria do Pastor Benny Hinn observei a seguinte frase que me tocou profundamente:
“ Você pode se sentir uma pequena luz em meio a um mundo tão escuro, porém, quanto mais escuro for o mundo, mais sua luz brilhará

Jesus certa vez se reuniu com seus discípulos e lhes fez uma afirmação dizendo: “Vós sois a luz do mundo”
Quando leio a bíblia tento muitas vezes imaginar a cena em que tudo ocorre. Jesus talvez estivesse à noite e à luz de lamparinas dizendo isto a seus poucos discípulos. É importante observamos que não houve uma convocação do tipo: Vocês desejam ser a luz do mundo? Será que vocês se sentem preparados para iluminar? Quem está preparado levante a mão!
Ele faz uma afirmação! Direciona o ensinamento a um foco! Forja nos discípulos uma nova identidade, ser luz.
Para que haja luz, é importante que ao redor da luz haja trevas, pois se estas não existirem, a luz não terá motivo para iluminar, será inútil.
A luz possui a função de trazer claridade onde não há. Revelar o que se encontra oculto, trazer a verdade e esclarecer.
Mas como nós podemos iluminar? Muitas pessoas oram dizendo: Deus, eu quero brilhar! Que Eles vejam em mim a tua luz!
Acredito que alguns fechem os olhos e imaginem ao redor de si uma grande camada brilhante como se fosse à chamada áurea. Outros imaginam algo forte e claro piscando de maneira fluorescente ao redor de si. Eu posso afirmar isso, pois quando era criança e ouvia este termo, pensava exatamente assim.
Infelizmente deixamos que a luz se torne algo altamente abstrato e “espiritual” quando na realidade não é. Jesus quase sempre utilizava de metáforas e parábolas, comparando a vida humana as mais variadas coisas sendo muitas vezes objetos. Quando lemos a bíblia é importante não folhearmos e simplesmente acharmos lindas as “palavras sabias de Jesus”.
Que entendamos as entre linhas, a maneira peculiar dele se comunicar e descrever aquilo que deseja enxertar em nós.

“...Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras...”

Na primeira parte deste versículo que fala sobre brilhar a luz. Já na segunda ele fala de boas obras, sendo assim eu concluo que luz é a maneira abstrata de Jesus nos descrever e obras a maneira objetiva e prática do termo brilhar a luz.
Ser luz significa realizar boas obras!
Para que você acredite em mim logo no inicio do texto, Jesus afirma que não se pode esconder a candeia, mas esta deve estar no velador para iluminar todos da casa, ou seja, levar o objeto a uma exposição.
Na outra parte do versículo Jesus diz que todos vejam nossas boas obras e glorifiquem ao Pai, ou seja, mais uma vez levar a uma exposição.
Sendo assim, conclui-se que luz e obras estão altamente associadas e ambas devem ser expostas, porém esta exposição deve sempre apontar para o Pai e nunca para nós, ou seja, para a eletricidade que promove a luz e nunca para o objeto que ilumina. (lâmpada)
Achei interessante esta comparação que acabei de fazer!
Se suas atitudes estão agradando a Deus, não tenha duvidas que você está sendo luz onde você está. Não precisamos receber uma palavra de alguém importante para entendermos o nosso papel quanto iluminadores. Precisamos apenas entender o que o homem mais importante das nossas vidas disse há séculos atrás. Em resumo ele diz:
- Tenham boas atitudes e mundo verá luz em vocês, assim poderão trazer outros a mim. Nunca se esqueçam que tudo provém do Pai. Muitos verão boas atitudes e vocês estarão em exposição, mas nunca se esqueçam de dar glórias a Deus pois sem Ele (mim) nada poderão fazer!
Outra pergunta: O que pode então ofuscar o meu brilho? A escuridão do mundo?
Absolutamente não! Os únicos responsáveis pelo ofuscar somos nós mesmos através de nossas más obras, ou seja, pecados, porém permanecer com a luz apagada não passa de uma decisão.

“...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve...”
Isaías 1:18


Escarlata: De cor vermelha muito viva, e rutilante.


(Obrigado Jesus, pois ao confessarmos nossos erros, o Senhor é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda injustiça... nossa luz volta a brilhar!! Yurúúúúúúúú...)

Que Ele nos ensine a iluminar, a começar por mim que preciso aprender tanto...

Gabriel Leitte

2 comentários:

Anônimo disse...

Aeeeee finalmente estou deixando meu comentário aqui! hehe :-) Eu já falei isso, mas digo outra vez que seu blog é uma bênção, mais uma vez fui abençoada com esse texto! Realmente é isso que o nosso PAI deseja, que estejamos levando Sua luz por onde andarmos, através das nossas atitudes, da nossa vida mesmo!!! Continue brilhando a glória de Deus! É isso aí... :-D Deus te abençoe! Fuiiii!!!

Anônimo disse...

Chamada para ser luz em meio as trevas! Impactar essa geração com um estilo de vida que declare que Jesus Cristo é o Senhor!!!! Entendi que sou luz do mundo... Ser Luz!! Nascida para brilhar.. Continue brilhando a glória de Deus!!! Deus te Abençoeeee!!!

 

Gabriel Leitte Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template