13 abril 2009

O Reino de Deus



PARTE I


A parábola do tesouro escondido

“O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”.
Mat. 13 44 a 46

O que é o reino dos céus? Quais são as pessoas que o compõe? Quais são os pré requisitos e normas de conduta que precisamos adotar para fazermos parte dele? Com qual grupo de pessoas precisamos estar relacionadas para conseguirmos fazer parte deste reino?

São inúmeras as perguntas que fazemos. Acreditamos que nossa Igreja local é o reino de Deus. Acreditamos que se nos relacionarmos com pessoas que professam a mesma fé que nós, automaticamente estamos inseridos no Reino de Deus. Eu me fiz estas perguntas durante um tempo da minha vida e cheguei a acreditar em coisas deste tipo.

No primeiro texto de Mateus no Capítulo 13, Jesus compara o reino dos Céus a um tesouro. Alguns podem pensar de forma emocional: “Oh! Que coisa mais linda! Jesus compara o reino de Deus a algo tão valioso e bonito... Um lindo tesouro!”

Realmente é muito bonito, mas este texto se refere há algo muito mais além que uma visão emocional das coisas. O fato é que um tesouro está oculto no campo e alguém o encontra.

Imagine um enorme campo, destes comuns em fazendas. Aparentemente você observa toda aquela área e a única coisa que vê é a plantação verde não é mesmo?
Para encontrarmos algo no meio de um grande território, precisamos caminhar em meio e ele procurando. Talvez nesta parábola o homem não estivesse motivado à procura de nada. Talvez estivesse apenas caminhando no campo como em uma tarefa rotineira. A bíblia não diz que este homem estava à procura de algo e muito menos, desejoso de encontrar algo naquele campo, porém em questão de alguns segundos, toda a motivação daquele homem é modificada. Em determinado momento ele encontra o detalhe, a substância de total importância. Um tesouro!

O tesouro estava inserido no campo que o homem estava caminhando, porém a propriedade não lhe pertencia, ele não era proprietário de absolutamente nada. Ele não estava caminhando em um campo que era de sua família ou que ele havia recebido por herança. O campo realmente não lhe pertencia, mas quando ele encontra no meio de todo aquele terreno a estrutura pequena e de total valor, uma atitude é desencadeada a partir disto: Ele vende tudo o que tem!

Então concluímos que este homem era alguém que possuía na vida, muitas riquezas pelo simples fato de ter bens o suficiente para vender e somar quantia em dinheiro o bastante para comprar todo aquele terreno. O mais o interessante é: O grande campo de nada interessa. O importante mesmo é o que o campo possui. Um tesouro!

Na vida nós somos exatamente como este homem. Estamos caminhando segundo aquilo que acreditamos, muitas vezes sem rumo e com grandes valores na vida. Os valores internos em nós podem ser questões boas ou ruins. Você pode ser alguém com muito dinheiro e isto ser seu maior valor, assim como você também pode ser possuidor de uma grande ferida do passado que alguém lhe causou e você não deseja de forma alguma abandonar pois se isto ocorrer, você perderá seu posto de “sofrido” diante das pessoas. Talvez seu temperamento e sua maneira de ser, seja seu tesouro interno, que você para e pensa: “As pessoas que me aceitem como sou! Não vou mudar”

Você pode ser alguém com fama e reconhecimento. Você pode ser alguém totalmente realizado na sua profissão e a cada dia estar conquistando mais sucesso. Talvez você possa ser alguém que foi marcado por um abuso ou insulto. Você também pode ser aquele cristão que freqüenta sua Igreja local e aparentemente não há nada errado com sua vida.

Todos nós conhecemos nossos valores. Você pode olhar para dentro de você e reconhecer quais são suas frustrações e seus valores de vida. Nós sabemos exatamente quais tipos de tendências habitam dentro de nós. Questões que muitas vezes ninguém pode saber, pois se soubessem, as pessoas poderiam não acreditar que aquilo existe dentro de nós, faz parte da nossa vida.

Acredito que o nosso interior é como um baú grande, e o enchemos de acordo com nossas experiências passadas e tudo aquilo que faz parte de nossa vida, quer coisas boas, quer coisas ruins. Se você abrir neste exatamente seu baú, o que irá encontrar? Quais são os valores que estarão dentro dele?

Aquele homem após encontrar a pérola, vende tudo àquilo que possui. Todas as suas riquezas. Tudo aquilo que ele conquistou durante sua vida.

Vender algo significa em meio a muitas definições:
“Entregar mediante remuneração ou recompensa” Ou seja, eu vendo algo, pois sei que o meu produto vendido, me trará uma recompensa. Eu entrego algo em vista de obter outra coisa que é conquistada com o lucro resultante do meu ato de vender.

PARTE II

O Jovem Rico

"E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.
Sabe os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.
Então ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.
E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades (era riquíssimo)”
Marcos 10 17 a 22


Alguns ao abrirem suas bíblias e meditarem sobre esta parábola acreditam que se trata de uma exortação quanto ao dinheiro e as riquezas. Não se engane, pois este texto vai muito mais além.
Dentro do coração deste jovem, realmente havia uma necessidade, ou vontade de agradar a Deus.

Ele reconhecia Jesus como uma autoridade, pois ao estar diante deste, prostrou-se (ajoelhou-se). Sendo assim, o jovem também reconhecia a Deus como uma autoridade, pois reconhecer a Jesus é reconhecer a Deus.

O jovem também possuía uma vida de obediência, pois relatou a Jesus, atitudes praticas com relação aos mandamentos. Ele era um homem de princípios.

Antes de chegar até Jesus tomado por este sentimento tão forte, esta necessidade em conseguir atingir e agradar de forma mais intensa o coração de Deus, com certeza este jovem meditou sobre muitas coisas. Acredito que o sentimento não surgiu de uma hora para outra. Este jovem com certeza estava fadigado de sua vida e de sua rotina diante de Deus. Ele estava fadigado de obedecer a leis sua vida toda. Havia um desejo em seu coração por algo mais. Havia um desejo de se estar no centro da vontade de Deus. Havia um desejo de romper com um nível superficial de sua vida espiritual e alcançar algo totalmente novo e profundo.

Eu por muitas vezes me senti exatamente desta maneira. Em muitos momentos da minha vida eu olhava para o meu relacionamento com o Senhor e estava totalmente fadigado. Era invadido por um enorme vazio. Tinha vontade de conhecer mais, alcançar um nível novo e não sabia nem por onde começar. Havia um sentimento de incapacidade. Eu realmente não estava satisfeito. Eu estava exatamente como o jovem rico: Alguém cheio de riquezas internas, boas motivações, vontade de acertar e transbordante de um desejo de ir além. Tenho certeza que se você não é uma pessoa acomodada espiritualmente, já passou por isso alguma vez.

Jesus diz ao jovem a respeito de praticar os mandamentos de Deus e ele responde: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”
Em outras palavras o jovem diz: “Claro que eu sei de tudo isso! Já faço isso há muito tempo. Você não está entendendo! Jesus, eu quero algo mais além do que aquilo que eu já faço! Eu quero agradar mais! Eu quero um nível novo! Meu coração está sofrendo pelo fato de eu não saber o que fazer para alcançar. Existe algo dentro de mim que grita por um novo nível!”

Você pode ser alguém que age como este jovem. Você pode ser uma pessoa altamente obediente a líderes da sua Igreja, servir em sua Igreja e não viver uma vida pecando. Você pode ser filho de alguém importante e sua família pode ser bem vista diante de outros cristãos, mas quero te dizer algo importante: Quando estamos aparentemente “perfeitos”, caminhando com Deus e não sentimos em nenhum momento de nossa vida espiritual a necessidade de conquistarmos algo novo, um novo nível no conhecimento de Deus e nos relacionamento com Ele, algo está errado.

Se você em nenhum momento foi invadido por este sentimento de fazer além, acho que deveria começar a preocupar-se, porque estar conformado e estacionado em apenas um nível de sua vida espiritual sem sentir a necessidade de avançar e conquistar maior relacionamento com Deus é um sinal evidente que sua vida encontra-se na religiosidade ou a um passo desta.

Jesus após enxergar a necessidade daquele jovem, inicia um processo bastante interessante. Ele começa a apontar para algo além, ele começa a tornar clara para aquele jovem uma nova direção. Jesus inicia a exposição do tipo de pessoa que pretende a este Reino. Ele entrega a chave para alcançarmos algo além, nos mostrando o caminho para elevarmos nossa vida espiritual para mais próximo de uma nova realidade. A ordem é: “Vai, vende tudo o que tens... e terás um tesouro no céu...”

Tremendo! O fato de vender algo para obter um tesouro não nos remete a primeira parábola? Então novamente faço a pergunta: Quais são as pessoas que formam o Reino dos Céus?
Resposta: Um grande grupo de vendedores que nós não conseguimos identificar. Não há como saber em meio ao nosso convívio de Igreja local, aqueles que fazem parte do reino de Deus e aqueles que não fazem. A questão é totalmente individual.

Fazem parte do Reino de Deus e estão inseridos nesta realidade, aqueles que decidem abrir seus baús internos e vender absolutamente tudo o que faz parte de suas vidas. Se você mantiver suas frustrações e sua mente presa ao seu passado ou se manter sua visão ambiciosa, acreditando que bens matérias (embora importantes) dominem sua mente e façam sua motivação ser totalmente direcionada em obtê-los, você nunca alcançará algo novo e espiritual em sua vida.

O Reino de Deus não é formado por pessoas com boas motivações e muito menos com boas ações. A pérola daquele campo será somente conquistada quando houver em você a decisão em abandonar todas as influências demoníacas e carnais em sua vida e começar a esvaziar sua vida, vendendo tudo aquilo que você tem e que questões internas tão cultivadas dentro de você durante anos.

Não tente olhar para os cristãos ao seu redor e descobrir se ele é ou não é um vendedor de riquezas internas. Seu esforço será vão. Ao invés disto, comece a vender tudo, abandonar toda motivação errada e atitudes religiosas e saiba que como você existem muitas outras pessoas, ao redor do mundo, que estão alcançando grande autoridade e vitórias naturais e espirituais, pelo simples fato de um dia abandonarem uma vida rotineira e cheia de depósitos internos do passado para seguir a Jesus.

PARTE III

“O Reino de DEUS não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”
Romanos 14.17

O Reino de Deus, não é algo natural. As paredes de sua Igreja local, o lugar que você se reúne para orar e ouvir uma palavra, não é o Reino de Deus. O Reino não é uma fumaça branca cheia de luz com Anjos espalhados cantando “Aleluia! Aleluia!”. O reino de Deus não é formado de coisas terrenas, não é comida nem bebida, mas é justiça, paz e alegria do Espírito Santo. Repare que a texto se refere à fonte do Reino de Deus, O Espírito Santo.

O Reino de Deus não é ouvir uma música com uma melodia bonita e se alegrar, como também não é pular e pular e pular ao som de uma música agitada em sua Igreja. O reino de Deus não é fazer justiça com suas próprias mãos e muito menos se levantar como “a solução” para os problemas da humanidade, pois você em você mesmo, não é absolutamente nada a não ser um pecador que precisa de Jesus.

Se o Espírito Santo habita em você, então o Reino de Deus existe dentro de você. Há forma dentro de você. A paz que nos invade é saber que Ele nos ama e está conosco até no vale da sombra da morte. A alegria que nos invade é saber que fomos comprados por alto preço e adotados por Ele como filhos. É alegre saber todos os dias que fomos resgatados e salvos independentemente de quem éramos no passado. É motivo de grande paz sabermos que foi feita justiça na cruz, por Ele fomos lavados e conseguiremos como Igreja ser promovedores da justiça na Terra, onde através de nossas vidas, Jesus assim como fez justiça na cruz do calvário por nós, nos usará para que a justiça seja feita a todos aqueles que ouvirem sua voz e renderem seus corações ao sua presença.

Você somente conquistará o Reino de Deus, se abandonar tudo o que você é internamente e dar espaço para o Espírito Santo para que ao longo de sua vida, Ele se mostre sua justiça o motivo de sua alegria e a certeza de sua paz.

“Ao outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Mas Jesus insistiu: Deixe aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão do arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.
Lucas 9: 59 a 62


Jesus nesta passagem está fazendo uma intimação. Ele está dizendo: “Quero que você me siga” Logo em seguida o homem e possui a vontade de segui-lo manifesta o desejo de primeiramente ir sepultar seu pai que acabara de falecer. Retornar para sua família em vista de participar de um momento de tamanha tristeza, era algo muito importante para aquele homem, porém ele desejava retornar ao seu passado e se envolver com um ambiente de morte. Aquele momento de estar com os familiares e chorar seriam algo importante, porém o momento iria passar e aquele homem não iria conseguir modificar aquela situação. Ele não entendeu, mas Jesus estava apontando para o Reino de Deus, e convidando aquele homem a fazer parte dele, quando disse: “Segue-me” Jesus para alguns pode ser interpretado como alguém insensível aos sentimentos humanos, porém esta atitude vai muito além do que podemos ver em uma visão racional.

Jesus de referiu aos participantes do enterro como “mortos” pelo fato de estarem preocupados em viver os momentos relevantes para a “aqui e agora”, enquanto existia ao mesmo tempo a oportunidade de o homem ao invés de ir chorar e se lamentar pelo que foi perdido (seu pai), decidisse seguir a Jesus, anunciando o evangelho do Reino de Deus que resultaria em vida para inúmeras pessoas que ouvissem esta mensagem. Entendo que Jesus em outras palavras estava dizendo: “O tempo que você gastará se lamentando pelo que não irá ressuscitar você poderá gastar ressuscitando vidas através do evangelho do Reino de Deus. Enquanto você perdeu um (seu pai), através do Reino de Deus você poderá ganhar milhares.”

Nós somos exatamente desta maneira. Jesus anuncia a nós o que vem a ser seu evangelho, porém preferimos retornar ao passado e nos lamentar daquilo que perdemos. Sabe por que muitas pessoas sofrem dentro de suas vidas por não conseguirem vencer pecados e mantém suas vidas dentro de cárceres sem paz? Sabe por que há em muitas dúvidas com respeito se Deus os realmente os amam? Sabe por que a mente de muitos cristãos não possui paz e são rotineiramente atormentados e viver um estilo de vida baseado em seus passados e frustração? Sabe por que muitos estão trocando a presença de Deus, por fama e dinheiro? Pelo simples fato do evangelho do Reino de Deus não ter espaço dentro de seus corações. Pelo fato do Espírito Santo não reinar em seus corações de forma plena e constante.

Não há tempo para ir ao baú se despedir do seu passado. Não há tempo para correr em suas emoções e se despedir dos seus medos. Não a tempo de se despedir do seu amor ao dinheiro, a fama e até mesmo ao seu grande “chamado de Deus” que você acreditava ser tão superior a outras pessoas. Não há tempo de correr no baú dos seus sonhos e dar “adeus” aos seus projetos que você sabe muito bem que não são sonhos de Deus para sua vida. O Espírito de Deus faz uma chamada a nós para começarmos a vender tudo àquilo que somos em vista de fazer o Reino de Deus nascer nos nossos corações. Nós encontramos a pérola de valor no campo que se chama Espírito Santo, o único agente que fará uma obra no nosso interior para conhecermos Seu Reino.

Você pode viver o evangelho que muitas pessoas pregam, mas só viverá o evangelho que Jesus pregou, quando entender sobre o Reino de Deus. Jesus pregou o evangelho do Reino de Deus, que é justiça, paz e alegria do Seu Espírito.

Deus te abençoe e espero que você tenha sido abençoado por um texto tão grande assim...

Gabriel

1 comentários:

Adriel Oliveira disse...

BRO! Claro q lemro de vc sim! Grande Gabriel do teatro! =)
Que legal saber que vc tb tem um blog! É muito manero!!
Sou novo nesse meio blogueiro mas to me divertindo muito! Ta sendo uma experiencia mto interessante!
Deus te abencoe d+ cara!
Grande abraço!!

 

Gabriel Leitte Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template