15 janeiro 2009

MAIOR QUE O PODER DAS GRANDES ÁGUAS



Salmo 93

O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado.
O teu trono está firme desde a antigüidade; desde a eternidade tu existes.
Os rios levantaram, ó Senhor, os rios levantaram o seu ruído, os rios levantam o seu fragor.
Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas.
Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.

O poder de Deus na bíblia geralmente é comparado aos eventos e fenômenos da natureza. Quando abrimos nossas bíblias, freqüentemente observamos que quando alguém relata uma experiência, visão, acerca do trono de Deus; a maneira que melhor se pode relatar tamanha glória é comparando com os grandes fenômenos naturais. Lemos que do trono de Deus há sons de trovão, barulhos como de muitas águas, relâmpagos...

O salmo 93 em outra tradução diz:

“Os rios levantam, ó Senhor, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam suas ondas. Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar.”

Fico a imaginar as cataratas do Iguaçu. Uma absurda queda de água onde podemos ouvir um som absurdo gerado pelo movimento das águas em queda. Quando nós estamos diante de uma grande manifestação da natureza, ficamos parados, atônitos, muitas vezes sem reação. Para facilitar observe este exemplo: Você está com sua família em casa em uma noite qualquer jantando. Vocês todos estão comentando sobre os últimos acontecimentos da televisão e estão se divertindo muito. Der repente um enorme estrondo de um trovão no céu e luzes de relâmpago clareiam a janela da sua sala. Qual a sua reação diante deste fato? Não sei na sua casa, mas na minha quando coisa semelhante aconteceu, à conversa imediatamente foi interrompida e ficamos um olhando para o outro sem saber o que fazer, o ambiente fica sem reação com a manifestação de tamanha força. Em um período de pouquíssimos milésimos de segundo tudo para. Podemos olhar uns para os outros com os olhos arregalados. Um silêncio se estabelece. Para quebrar-lo geralmente alguém comenta: Acho que vai chover!

O poder de Deus é algo tão profundo e forte, que é comparado ao som de muitas águas. É como se estivéssemos diante de várias cataratas do Iguaçu ou em uma praia observando ao longe o movimento das grandes ondas de um Tsunami na nossa direção. Ficamos sem reação e constatamos que somos tão pequenos e incapacitados por não conseguimos conter o poder da natureza e os fenômenos da física. O mais impressionante é saber que este poder está sobre o Espírito de Deus e o mais comovente é: Ele habita em nós!

O ser humano caminha em busca de pode que é definido como: Faculdade de impor obediência, autoridade, mando, império, soberania, domínio, força ou influência, capacidade de agir ou de produzir um efeito (Michaelis). Algumas pessoas buscam um poder natural (dinheiro, fama, conhecimento, cargos...) outros de um poder espiritual como observamos no ocultismo e em diversas religiões ao redor do mundo.

Ser possuidor de poder é algo que satisfaz o ego humano, nos sentimos importantes e diferentes das outras pessoas. Simplesmente superiores e potentes. Uma coisa não podemos nunca negar: Satanás é um ser de poder! Constatamos isto através da própria bíblia na época de Moisés, quando estava com seu cajado diante de Faraó e em determinado momento seu cajado transforma-se em uma grande cobra. Faraó observando este fato ordena que sejam chamados os feiticeiros da época, e estes expressam um poder semelhante. Também geram transformação de objetos em serpentes. Consigo imaginar a serpente de Moisés diante das serpentes dos deuses do Egito, olhando firmemente umas para as outras e todos no grande salão de Faraó aguardando o que viria a acontecer. E aconteceu! A serpente de Deus destruiu as serpentes das forças ocultas. O poder de Deus mostra-se grandemente amplo e Moisés movia-se neste poder que se mostrava superior as forças do ocultismo e da magia. (ver Êxodo 7: 9 a 12)

“...e lançou Arão a sua vara diante de Faraó...e tornou-se em serpente... e Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo...cada um lançou sua vara e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.”

O maior exemplo de homem cheio de poder foi o próprio Jesus, filho de Deus. Sua presença para as pessoas era algo admirável, enquanto ele passava pelas cidades, logo se formavam multidões a sua volta, porém se nossos olhos espirituais pudessem ser abertos nós veríamos outro tipo de acontecimento. Enquanto Jesus caminhava, o mundo espiritual movia-se. A cada passo dele, os demônios fugiam de sua presença. Era semelhante a uma tocha ampla de fogo em movimento, ninguém se aproximava.

No evangelho de Marcos no capítulo 5, esta verdade é bem expressa. Nesta passagem diz que saiu ao encontro de Jesus um homem que na cidade era bastante conhecido pelo seu estilo de vida incomum: Morar em um cemitério, nunca conseguir dormir e ser possuidor de uma força física descomunal a ponto de ninguém da cidade conseguir o prender. Ele era temível.

“...Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras.”
Marcos 5: 4 a 5

Imagine Jesus, um homem jovem chegando a esta cidade e em questões de segundos um dos homens mais temidos vem ao seu encontro. No mínimo consigo imaginar os pensamentos de alguns que observavam a cena. “Olha lá aquilo! Ele está furioso! Está indo diante de Jesus e vai bater nele com certeza”
Jesus fisicamente não deveria ter grande força a ponto de conseguir conter aquele homem caso este partisse para uma agressão contra ele (Em uma visão natural) – alguns poderiam pensar- mas este homem totalmente dominado por poderes das trevas e tão poderoso fisicamente (sua força era reflexo da ação demoníaca em sua vida) a ponto de toda uma cidade possuir medo dele, estava sentindo-se tão vazio e seco em sua alma que ao avistar Jesus, nenhum espírito o consegue dominar. Ele corre em direção a Jesus e sua alma prostra-se em adoração diante dele. Quando este homem vê Jesus é como se imediatamente uma “voz interior” bradasse alto em seu ouvido: - Corra até Jesus e dobre sua alma vazia diante dele, pois ele é o único que possui o poder de aliviar sua aflição! Por fora um homem forte, poderoso e temível, mas por dentro, um ser humano de alma quebrada.
“...E quando via a Jesus ao longe. Correu e adorou-o...”
Marcos 5: 6

O simples Jesus age como um imã e um repelente ao mesmo tempo. De um lado, ele consegue atrair a alma mais injustiçada e ferida pela vida. O coração mais amargo e triste. Por outro ele age como um repelente de todos os espíritos malignos que agem na vida das pessoas, pois nesta passagem imediatamente após a adoração do homem aos pés de Jesus, este se torna incorporado por muitos demônios. Todos os espíritos que lhe davam força e poder estão agora desesperados para saírem correndo de Jesus, pois eles acabam de encontrar uma autoridade e poder amplamente superior.

"...E clamando com grande voz disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes... E (Jesus) perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos... E andava ali pastando um monte de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles... E saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos e a manada precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil) e afogou-se no mar.”
Marcos 5: 7 a 13

É um fato verídico! Todo aquele grande poder expresso no salmo de número 93, desceu até a Terra na forma de homem e andava nas cidades fazendo com que as forças mais temíveis e demoníacas da época se dobrassem diante de Sua forte autoridade.

“ Mas aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz”
Filipenses 2: 7 e 8

Esta primeira parte do texto de Filipenses relata a ação de amor pela parte de Jesus, afirmando que ele “aniquilou-se” para assumir a forma de servo. Abandonar toda sua glória e o ambiente de sua habitação para ser posto no útero de uma mulher e nascer. O texto também relata em poucas palavras a trajetória completa de Jesus afirmando que ele decidiu humilhar-se e ser obediente até a morte. Já conhecemos os passos de sua morte e vários filmes já retrataram isto muito bem. Ele definitivamente nos ama e isto é um fato real! Na outra parte do texto a seguir afirma a grande glória de Jesus após sua morte e ressurreição, mostrando o resultado de seu grande sacrifício. Valeu à pena!

“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”
Filipenses 2: 9 a 11

Enquanto muitos se alegravam com sua morte incluindo todos os poderes das trevas, ele ressuscitou e venceu a morte. Seu sacrifício não foi em vão, Deus o exaltou e está determinado que Seu nome esteja acima de todo nome, ou seja, Ele é possuidor da maior força e autoridade que pode existir. Acima de homem mais poderoso que habite sobre a Terra, acima do ser celestial de maior poder e de qualquer criatura debaixo da Terra. Outro não há! Pense agora em algum nome que você considere de maior poder. Pensou? O nome de Jesus está acima, é superior, e isto é um fato determinado pelo próprio Deus, é irrevogável!

“...havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”
Colossenses 2: 14 e 15

A obra de Jesus na Cruz nos faz possuir livre acesso a Deus. Não precisamos sacrificar nenhum animal para possuirmos perdão pelos nossos pecados. Não há necessidade que alguém entre na presença de Deus e peça perdão pelos nossos erros. Não há necessidade de nos relacionarmos com Deus de longe. Podemos a qualquer momento chegarmos até Sua presença. Não existem impedimentos! Esta é a obra de Jesus na Cruz. A criação pode enfim ter total comunhão com o criador. Além disso, ao vencer a morte Jesus expõe publicamente diante de todo o mundo espiritual e natural que é mais poderoso que as autoridades das trevas, a saber, os principados e as potestades. Jesus “triunfou em si mesmo”, ou seja, no seu próprio feito. Quem foi beneficiado através deste ato? Jesus? Ele sempre foi e é possuidor de poder. Ele existe antes de todas as coisas. Os beneficiados fui eu e você.

“... e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro (ontem e hoje). E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da Igreja, que é seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”
Efésios 1:19 a 23

Em outra tradução parte do texto diz:

“...E pôs todas as coisas debaixo dos pés e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja, a qual é o seu corpo...”

Jesus é possuidor de grande poder e através de seu sacrifício na cruz, grande poder foi dado à sua Igreja. Se estamos em Jesus, então habita em nós grande força. Acima de tudo que se pode conquistar de forma natural ou de qualquer poder espiritual, se estamos em Cristo e Seu Espírito habita em nós, então há poder e autoridade em nós superior a qualquer manifestação fora de Cristo.

Eu acredito que haverá dias em que nós, a Igreja seremos o reflexo em total transparência dos feitos de Jesus. Um dia andará nas ruas das cidades de todo o mundo um povo manifestando sinais e grandes milagres com total autoridade sobre qualquer atmosfera demoníaca, expulsando espíritos, modificando ambientes, curando corpos e coração, revelando o amor de Deus... Quando estendemos esta verdade acerca da conquista de Jesus, podemos nos sentir inabaláveis, mas existe um princípio de autoridade que nunca devemos perder. Tudo vêm D’ele! Nada nos pertence! Jesus não nos dá poder para nos tornarmos pessoas auto-suficientes, ou nos vermos como grandes “ET’s de Jesus” com uma postura de espiritualidade. A fonte de poder nas nossas vidas chama-se reconhecimento que tudo vêm de Deus e obediência à sua palavra.

“... Porque tudo vem de Ti, e das tuas mãos te damos...”
1 Crônicas 29:14

Um dia manifestaremos os milagres de Jesus de forma ainda maior. Quem está dizendo isso? Eu? Não, Ele mesmo.

“... Em verdade em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”
João 14:12

Jesus não está mais entre nós. Há um homem de carne e osso no céu e Seu Espírito, o Espírito de Deus habita em nós, sua Igreja. Se crermos em Jesus e em tudo aquilo que ele fez, estamos capacitados para viver esta verdade. A maior força está sobre nossas vidas e nós faremos tudo àquilo que ele afirmou. Deus de maneira nenhuma pode ir contra Sua palavra. Se você reconhecer todo este poder e decidir possuir uma vida em Cristo, fazendo parte da Igreja de Jesus Cristo, então estará em suas mãos o grande poder que Ele conquistou na Cruz. No mundo espiritual, os demônios e os grandes poderes das trevas olharão para você e verão o reflexo do próprio Jesus e ouvirão saindo de você o som das grandes águas. Se um dia você tiver a oportunidade de ir às cataratas do Iguaçu, lembre-se que toda aquela manifestação de força, ainda maior, pode estar dentro de você, através de Jesus.
Deus te abençoe...

0 comentários:

 

Gabriel Leitte Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template